Outros artigos
Quando as pernas são torcidas da esquerda para a direita, diz-se que o cabo é de “Torção à direita” (Z). Quando as pernas são torcidas da direita para a esquerda, diz-se que o cabo é de “Torção à esquerda” (S). Nenhum cabo de aço com torção à esquerda deve ser pedido sem que primeiro sejam consideradas todas as características do seu uso.
Torção regular
No cabo de torção regular, os arames de cada perna são torcidos em sentido oposto a tração das próprias pernas. Como resultado, os arames do topo das pernas são posicionados aproximadamente paralelos ao eixo longitudinal do cabo de aço. Esses cabos são estáveis, possuem boa resistência ao desgaste interno e torção e são fáceis de manusear. Também possuem considerável resistência a amassamentos e deformações devido ao curto comprimento dos arames expostos.
Torção Lang
No cabo de torção lang, os arames de cada perna são torcidos no mesmo sentido que o das próprias pernas. Os arames externos são posicionados diagonalmente ao eixo longitudinal do cabo de aço e com um comprimento maior de exposição que na torção regular. Devido ao fato dos arames externos possuírem maior área exposta, a torção lang proporciona ao cabo de aço maior resistência a abrasão. São também mais flexíveis e possuem maior resistência à fadiga. Estão mais sujeitos ao desgaste interno, distorções e deformações e possuem baixa resistência aos amassamentos. Além do mais, os cabos de aço torção lang devem sempre ter as suas extremidades fixadas para prevenir a sua distorção e em vista disso, não são recomendados para movimentar cargas com apenas uma linha de cabo.
Nota: A não ser em casos especiais (como por exemplo, cabo trator de linhas aéreas) não se deve usar cabos de torção lang com alma de fibra por apresentarem pouca estabilidade e pequena resistência aos amassamentos.