Outros artigos
Um dos recursos mais utilizados em cabos de aço é a montagem de soquetes tipo cunha na ponta de tração. Esse tipo de soquete pode ser facilmente montado e rapidamente retirado, mas é preciso ter cuidado na instalação, para não cometer alguns erros que podem prejudicar a vida útil do conjunto e ameaçar a segurança da operação.
- Nunca faça o acabamento fixando a ponta morta do cabo ao vivo. Também não se deve deixar a ponta morta solta, sem travamento.
- O travamento ideal da ponta morta deve ser realizado prendendo a mesma a um pequeno pedaço de cabo de aço com a ajuda de um grampo.
- Não é recomendável soldar a ponta morta do cabo de aço.
- Ao montar o soquete, cheque se ele e o pino estão bem dimensionados para o cabo de aço ao qual serão presos.
- Use um martelo de madeira ou borracha para assentar o melhor possível o cabo dentro do soquete, antes de suspender a primeira carga.
- Lembre-se: a extensão da ponta morta deve ter seis vezes o diâmetro do cabo e nunca menos que 15 cm.
- Inspecione regularmente o soquete, a cunha e o pino, verificando se as partes estão em bom estado.
- Nunca use partes que apresentem rachaduras ou tricas e nunca tente repará-las com solda.
- Montagens permanentes devem ser checadas pelo menos uma vez por ano e, em intervalos menores se o cabo estiver operando sob condições severas de uso.
Nosso site utiliza Cookies para melhor a experiência de nossos usuários e não coletamos nenhuma informação além da nevegação utilizada em nosso próprio site. Saiba mais em Politica de privacidade